Baixa temperatura causa grande prejuízo para trabalhadores rurais
A semana começou bem fria em todo o Estado de São Paulo. Na região noroeste o dia mais frio da semana foi registrado nesta quinta feira (01), onde aferiu 2,5ºC nesta madrugada, tal temperatura é considerada a mais gelada do ano.
Com as baixas temperaturas, as pessoas que mais sofrem é quem trabalha na parte da lavoura, bem como na piscicultura, que tem grande potencial e gera empregos para muitas pessoas da região de Santa Fé do Sul.
Conversamos com o piscicultor Emerson Esteves. Ele fala que com a baixa da temperatura o peixe não desenvolve.
“O peixe é um animal pecilotérmico, a temperatura corporal do animal é de acordo com a temperatura ambiente, quanto menor a temperatura menor será seu metabolismo, fazendo com que ele não coma, não desenvolva e isso nos impede de fazer o manejo e também existem muitas doenças oportunistas ocasionadas pelo frio, bactérias, fungos e enquanto a temperatura não aumenta ficamos sem trabalhar”.
Em outro segmento, o horticultor Marcos Roberto, proprietário da horta paraíso acordou com as alfaces todas congeladas, e explica que com a chegada do sol o risco da perca do produto é muito grande. Ele fala que em cinco anos que tem sua horta instalada em Santa Fé do Sul, nunca presenciou uma temperatura tão baixa quanto a desta madrugada. A horta que tem um pouco mais de 6000m², se viu tomada pela geada.
Espera-se que a temperatura aumente nos próximos dias e que os prejuízos devido às baixas temperaturas não tenham sido grandes.